terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

LAMENTAVEL... E ESTA A NOSSA FORMAÇÃO?

"Boa Tarde

Venho por este meio denunciar uma agressão física de que fui alvo no Sábado, dia 06 de Fevereiro de 2010, no fim do jogo contra a AMA Zona Sul, no Pavilhão Mouzinho da Silveira.
Independente do que o agressor possa alegar, eu por, tudo o que é mais sagrado, nunca lhe disse nada. Ele sismou que eu lhe chamei nomes, eu digo sismou porque só pode ser isso. É que não vejo mais nenhuma explicação para o sucedido.
Eu, que tenho uma deficiência física, derivada de um AVC, que tive há já quatro anos, que derivou uma hemiparesia direita, não tenho, nem nunca tive qualquer problema com nenhum jogador. Já tive alguns stress com um ou outro, mas nunca de uma gravidade tal. Nunca em 14 anos de futsal tive um momento assim.
Foi mau demais para ser verdade.Mas voltando atrás, ao jogo contra a Escola D. João I, que nós ganhamos com toda a justiça. No fim desse jogo, alguns adversários quiseram tirar de esforço aquilo que se tinha passado em campo. Eu como responsável pela equipa tentei separar os meus jogadores com os adversários. A policia interveio, e tudo ficou por ali. Quando já tinhamos tomado banho, e iamos para os automóveis, as coisas aqueceram, com eles sempre a provocarem-nos, mas nós sempre calados. Eles disseram-nos que quando nós fossemos a Zona Sul iamos ver. Mas eu pensei que aquilo já tinha passado, eram coisas do momento.
Nós no Sábado passado, tinhamos um jogo contra a Zona Sul, a quem dou um abraço ao seu treinador, que nos correu francamente mal, com alguns elementos da Escola D João I, que eu só reconheci, o Sérgio "China" e o outro GR deles, na bancada só a mandar bocas, tais como "deficiente", "anda como deve ser", entre outras, mas só esse tal "China" é que estava a ofender-me.Aquilo ficou por ali, pensei eu.
No fim do jogo, já com todos com o banho tomado, eu dirigo-me ao meu automóvel. Qual não é o meu espanto, quando esse rapaz, dirigiu-se a mim com as mesmas palavras ofensivas e partiu para ofensas corporais, mais propriamente murros e pontapés. Ele estava com a turma toda inclusivé, um rapaz agrediu-me juntamente com esse Sérgio. Eu não queria acreditar no que se estava a passar. A rápida intervenção de elementos do meu clube presentes, não deu azo a mais agressões.
Quando tudo passou, dirigimo-nos para as viaturas. A carrinha do clube estava vandalizada. Tinha um pneu em baixo, um farol fundido, os pára brisas partidos e estava toda riscada. Fogo, nunca tinha visto uma coisa assim. O rapaz até podia ter razão, mas não foi o caso. É o diz que disse, que leva a isto tudo, e eu fui o "bode expiatório" de tudo isto, sem ter a culpa de nada.
Tudo isso até pode nem dar em nada, mas eu quero levar as coisas até às ultimas consequências. Eu posso até ter as minhas "deficiências", que como eu já disse, aconteceram na minha vida, mas eu entro em qualquer lugar de cabeça erguida, e não chamo nomes aos pais, estejam eles vivos ou que infelizmente já falecidos, ou mesmo a eles proprios. Quem me conhece sabe que eu era incapaz de fazer qualquer coisa contra ele. É uma forma de ser.
Sendo eu um Sargento do Exército Português, sempre me exigiram isso, e que eu cumpri sempre. Eu não tenho medo das consequências, que esta carta irá produzir. Não queria que se perde-se um jogador, só que ele representa uma Escola, com as desigualdades sociais estão bem patentes.
Não quero passar uma borracha sobre o assunto. Como se nada se passa-se. Já está uma queixa na policia. Para finalizar, parece que o mundo é uma selva, em que tudo se resolve à pancada, passe-se por cima de tudo e todos sem ouvirem o que o outro tem para dizer. Parece que o que se passou, passou-se no terceiro mundo, no século passado. Eu sei que na minha posição, não posso fazer muito mais.
A vida de um "deficiente" é dura, mas ainda é mais quando esses rapazes estiverem por ai.

Ricardo Santana Treinador de Futsal da Academia DIJ Bairro Miranda"

20 comentários:

Anónimo disse...

Isto que se passou é o reflexo da merda que temos no nosso distrito.
Se passassem menos tempo na internet a ofender as pessoas, talvez tivessem mais tempo para dar disciplina aos mais novos, se dizem que é neles que está o futuro, ponham os olhos nisto: eles são o espelho das nossas falhas enquanto adultos!pois, porque quando lhes incutimos que eles são os melhores, mesmo quando falham, que estão acima das leis e dos principios básicos do respeito e da decência, só podemos esperar isto. Eu sou do tempo em que nem sequer levantávamos a voz ao pé de pessoas mais velhas, tal não era o respeito, hoje em dia é isto que se vê.
Apelo a todos quantos passam por aqui para deixarem de vez de perder tempo com ofensas atrás de um pc e que apliquem essa energia em mostrar aos nossos jovens que não estão acima de ninguém, e que somos todos iguais, mesmo quando somos tão diferentes. situações desta gravidade não podem voltar a acontecer, seja qual for o escalão ou a circunstância.
Obrigado.
João Paulo Barbosa

Miguel Soeiro disse...

Já não bastava estarmos no nivel que estamos a nivel do futsal praticado ainda temos mais uma situação destas que é de lamentar e condenar, porque independentemente da infelicidade que o Ricardo teve na vida não deixa de ser um ser humano que foi alvo de um atentado á sua integridade fisica, agora deixo uma pergunta qual a posição da instituiçaõ que "o" ou "os" autores desta barbaridade praticaram irão tomar bem como dos responsáveis pelo futsal no nosso distrito?

Para finalizar a formação dos seres humanos começa a ser dada em casa, contudo também os professores, coordenadores, treinadores, dirigentes têm um papel importante na formação dos seres humanos e na sua inclusão na sociedade.

Anónimo disse...

Este site contribui e de que maneira para que situações destas ocorram, passa-se o tempo a escrever barbaridades de uns e outros. Se não se parar com ofensas e mais ofensas por tudo e por nada, tenho a ampla certeza que mais situações destas ou parecidas irão acontecer.
Hoje foi ele, amanhã poderá ser cada um de nós, enfim é o futsal que temos e queremos...........

Anónimo disse...

Parem com as ofensas e os ditos e mexericos que aqui são escritos diáriamente.
Começamos a ter o reflexo dos comentários que aqui são produzidos e que mentes mais fracas levam a peito, como se de honra se tratasse.
PAREM SFF, SENÃO QQ DIA VAMOS LAMENTAR ALGO DE MAIS GRAVE....

Anónimo disse...

Agora o blog tem culpa do que aconteceu? É de facto lamentável e espero que o Sr. Ricardo leve este caso até ás últimas consequências, mas pensem bem. As pessoas que escrevem aqui ofensas e mandam A e B abaixo não são aqueles que partem para a violência. Essses são os mais perigosos, aqueles com o que nunca sabemos que podemos contar. A verdade é que cada vez mais se vê nos escalões de formação os próprios pais, treinadores, dirigentes e colegas a incentivar à violência. Os miudos de hoje não podem ser contrariados com risco de se exaltarem. É uma vergonha para o futsal o que aconteceu e é apenas um exemplo das más condutas que estão por detrás das camadas jovens. Os senhores treinadores e afins não podem só saber dar uns toques na bola e acharem que são treinadores. Para lidar com crianças e jovens é preciso ter atitude pedagógica e ensiná-los os caminhos do respeito humano.

SB

Anónimo disse...

Li e não me surpreende nada!

Aquilo que algumas pessoas vão escrevendo por aqui configura a Educação que reina no Desporto em Geral e no Futsal Distrital em particular.

As pessoas escondidas atras de um PC e nas calminhas de sua casa ou no trabalho escrevem barbaridades... imaginem quando os animos estão exaltados e estão com as costas largas pelos amigos lá do bairro. Agridem verbalmente, fazem coação psicológica e por vezes até há agressoes físicas.

Os administradores deste site deviam colocar a mão na consciência e perceber se estão a prestar um bom serviço à modalidade ou se estão a ser refugio de cobardes e mal formados que só envenenam o ambiente e ainda por cima sob anonimato!

Pelo menos publicaram a carta corajosa de alguém que, apesar das dificuldades físicas é um Homem com H grande. Menos mal!

Espero que os agressores possam reflectir sobre aquilo que fizeram e que paguem pelos seus erros. Espero que o Clube desses meninos se chegue à frente. Espero que a AFS diga uma palavra e tome uma atitude.

Força Ricardo.


João Quelhas

Anónimo disse...

a falta de humildade na formação é notória à vista desarmada , todos são os melhores e todos fazem tudo bem . falo por mim , que fui formado por um grande treinador , muitas vezes incompreendido e criticado pela dureza no trato aos seus atletas , mas que se constatar-mos factos evidentes , vemos que já lançou jogadores para primeiras e segundas divisões , e nunca teve problemas de indisciplina . o que se passou é absolutamente lamentavel , e espelha a baixa qualidade do nosso distrito no que diz respeito a este desporto , que na maior parte de todos os outros distritos está em evolução constante . não digo que os outros sejam santos e nao tenham atitudes deploraveis , mas o que se passa em setubal tem que ser alvo de atenção , isto se a intenção for melhorar .

Anónimo disse...

Lamento o que sucedeu mas é ridículo agora culparem o que se escreve neste site pelo que aconteceu, como se isto não decorresse num jogo de JUNIORES e estamos a falar de um blog que incide praticamente em competições SENIORES. Não misturem as coisas.

Anónimo disse...

realmente a lingua portuguesa é traiçoeira, mas o que está escrito aqui está num português acessivel, basta que se tenha o minimo de conhecimento da língua. Não se está a culpar o blog, está-se a culpar as pessoas que se aproveitam deste blog para escrever o que escrevem, da forma que escrevem, em vez de se preocuparem com coisas muito graves, nomeadamente com a imagem e educação que dão aos mais novos.
Espero que esteja esclarecido.
João Paulo Barbosa

Anónimo disse...

Eu quero ver e o que isto vai dar, se vai haver castigos, vamos ver a justiça quando ela tem que funcionar, vamos esperar sentados, infelizmente...

Anónimo disse...

Boa noite e com muita tristeza que leio estas palavras do treinador ricardo no qual eu ja tive a opurtunidade de conhecer e de apitar sim de apitar pk sou arbitro de futsal so nao me irei identificar pk o nosso pais livre iria me trazer muitos disabores,Infelizmente estes sao os nossos futuros jogadores que sao formados no nosso distrito e sabem pk?pk a maioria dos delegados/treinadores sim pk muitos deles nem curso tem querem so ganhar custe o que custar doa a quem doer,penso que deviamos todos meter a mao na consciencia e pensar o que queremos do nosso distrito e que futuro teremos afinal ja diz o ditado depois de casa assaltada trancas a porta,e preciso ensinar boas maneiras,educaçao,civismo aos nossos atletas e entretanto algumas jogadas e leis de jogo tb davam jeito para que estas tristezas nunca mais sejam noticia nem aqui nem em site nenhum e ja agora um pequeno aparte este clube que ja teve no passado alguns problemas com os seniores inclusive perseguiram um arbitro que hoje em dia ja nem apita e a situacao foi muito parecida nao quero de maneira nenhuma por em questao que e isso que ensinam aos jovens la nos treinos mas esse dito jogador digo dito pk se fosse jogador teria mais sensiblidade e educacao e espirito diferente seja punido exemplarmente para servir agora como exemplo para todos.
Ganhar e bom mas e preciso saber-se perder para sermos justos vencedores.
Sr.Ricardo espero que este pequeno incidente nao o tenha fragilizado e que nos voltemos a encontrar por ai.
Um grande abraço a todos.

Arbitro de Futsal.

Anónimo disse...

Qual irá ser a posição da AF Setúbal?
Os intervenientes estão mais que identificados, os factos são testemunhados, será que já endereçaram um palavra de apoio a vitima, ou fazem orelhas moucas como se nada se passa-se

Anónimo disse...

Acredito que a AFS vai agir em conformidade e espero sinceramente que esse menino seja irradiado do futsal e de qualquer outra modalidade federada. Estas acções são lamentáveis e têm de sofrer as suas consequências. A AFS (espero eu) não compactua com este tipo de situações onde a integridade de qualquer interveniente a um jogo é posta em causa. Vamos esperar e acreditar que este caso vá até às ultimas consequências. Num jogo de Futebol 11 do GD Alfarim, o arbitro foi agredido por um jogador e foi suspenso por 9 meses. Entretanto o caso foi a julgamento mas não sei o desfecho. Agora 9 meses é muito pouco tempo para estes casos.

SB

Anónimo disse...

bem ao contrário do que se aqui escreve, e atenção que participo em escalões de formação, parece que a formação neste capitulo está bem melhor, no entanto concordo, com o Sr Árbitro que muitas destas situações são potenciadas, mesmo que não de forma intencional por quem anda com estes escalões para ganhar a todo o custo o que faz com que estes "miudos" depois extremem as posições e não percebem o que está correcto.

Também me parece importante referir que há que ter atenção aos responsáveis de determinados clubes pois também sabemos que estas situações, se calhar, não tão graves acontecem com alguma frequencia e estes referidos clubes têm que escolher melhor quem os conduz, pois na formação os "jovens" normalmente seguem e copiam as imagens que observam.

Queria ainda referir que muitos responsáveis de clubes seniores passam por este espaço e este pseudo senhor será Senior para o ano e quem se esquecerá disto e ficará com um atleta assim?

Também em abono da verdade importa referir, principalmente ao Sr Árbitro que este atleta neste momento representa a Esc. D. João I (sim representa uma escola, parece mentira mas...) e estes não têm seniores, penso que neste caso se refere ao anterior clube quando falam nos seniores do ano passado, mas embora o jogo em que o Ricardo foi agredido fosse da Zona Sul, estes tiveram um comportamento exemplar, e parece embora compreenda o que o Sr diz que a dita instituição está a melhorar nesse capitulo, o que a meu ver é uma mais valia.

espectador

Anónimo disse...

Boa tarde sr.espectador tem toda a razao na correcçao que me fez mas eu estava a dar o exemplo da zona sul que no antigo escalao de seniores de ha duas ou tres epocas e que houve o tal sucedido, eu vou algum tempo a zona sul e nada tenho a dizer deles sempre fui muito bem tratato primeira e me dou com todos os seus delegados e massa associativa e claro que poderemos ter varias leituras de um lance mas nunca nos chateamos e desde ja dou os parabens pelo trabalho que o sr.joao esta a fazer pela zona sul contra tudo e contra todos.
Esta feita a correcao.
Cumprimetos.

Arbitro de futsal

Anónimo disse...

Quando o Sr. Espectador diz que "os "jovens" normalmente seguem e copiam as imagens que observam" têm toda a razão, mas pior ainda. Os jovens fazem EM DOBRO aquilo que nós adultos fazemos. Digo-lhe isso com conhecimento cientifíco e treinador de um grupo de crianças e jovens (não de futsal). É preciso ter muito cuidado com o que se diz, com o que se faz, com a forma como encaramos problema x, porque eles vão fazer sempre mais do que nós, para o bem e para o mal. De resto é verdade, tem de haver mais acções pedagógicas da parte dos treinadores/dirigentes e de quem acompanha este tipo de actividades com jovens, mas muitas vezes os pais não lhes dão educação e "despejam-nos" no desporto, ao cuidado de outras pessoas, a contar que estas lhes deem a educação que os próprios pais não querem dar. Os treinadores não podem ser sempre responsáveis pelas acções dos jovens mas podem mostrar-lhes o caminho mais correcto e a melhor forma de lidar com diversas situações.

SB

Anónimo disse...

e um dos melhores treinadores do distrito

Anónimo disse...

Só gostava de saber se a direção
da Escola Básica D. João I terá conhecimento do sucedido.
Será que Sim!
Será que Não!
É uma Escola essa é que essa.

Anónimo disse...

É a escola da D.joao e basta!!!!

Desde o "Famoso" Sasa aos seus directores e amigos tudo é da mesma "religião"

Jogadores a fazerem isso quer dentro quer fora de campo são especialistas em provocações e faltas de respeito mas depois se ganham algo é uma grande formação, mas formação de que? Gangsters? Mal-Educados?

São poucos os clubes realmente formadores, não de jogadores mas dos homens de amanha!!!

Abram os olhos AFSETUBAL!!

Anónimo disse...

SR. Ricardo, pelo que entendi apresentou queixa do jogador na AFS certo? É que no mapa dos castigos não se menciona nada a respeito de uma suspensão temporário. Não digo que já tivesse deliberado o castigo mas enquanto isso, esse menino vai andar aí à solta?